Destaques de hoje...

            No Brasil, o mercado de bebidas lida com pelo menos vinte categorias principais, representadas na Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) e no cotidiano da agenda nacional do setor.



Aperitivos



Integram a categoria de aperitivos: as bebidas amargas à base de catuaba, alcachofra e vegetais e os vermutes à base de vinho. Em franca ascensão no mercado consumidor mundial, no Brasil têm lugar garantido suas versões populares, o que garante aos chamados aperitivos, vendas de cerca de 50 milhões de litros por ano, e mais de 25 milhões de litros de vermute.



Champanhes & Espumantes



O charme das champanhes e espumantes conquistou o consumidor brasileiro. As champanhes apresentaram em 2002 vendas de mais de 3 milhões de litros, com crescimento em torno de 7% em relação ao ano anterior. Seus apreciadores estão nas classes mais abastadas e o maior consumo ainda se dá em ocasiões formais e festivas. Já os vinhos espumantes são os maiores responsáveis pelo volume de vendas crescente da categoria como um todo. No ano passado, a comercialização deste produto chegou a mais de 6 milhões de garrafas.



Tequila



A categoria tem indicação de origem reconhecida no mercado mundial e selo de qualidade do governo do México. Seu ingrediente principal é a seiva do mezcal, planta da família das babosas do gênero agave. É a base das célebres margaritas e conquistou espaço importante no mercado brasileiro nos últimos anos, com vendas em torno dos 4 milhões de litros.


Fonte: 

Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas)

http://www.abrabe.org.br/index.php

Mais sobre vinhos? É só clicar...

Sabores do sul, Adega e Emporium

Adegas e vinhos